A Benéfica e Previdente
Associação Mutualista

 

Home » Associação » Mutualismo

UM POUCO DE HISTÓRIA...

Movimento associativo de instituições de solidariedade social privadas, caracterizado pela força anímica para a prática de acções solidárias, com a ideologia básica de liberdade, democraticidade, independência e solidariedade, no sentido da realização dos ideais de cidadania.

Em Portugal, a doutrina mutualista regista, documentalmente, mais de 700 anos.

Existem cerca de 100 mutualidades portuguesas, no Continente e Regiões Autónomas, que agregam cerca de 900 mil associados, abarcando, aproximadamente, dois milhões de beneficiários. As mutualidades proporcionam emprego a 4100 trabalhadores, para além do trabalho voluntário, prestado por centenas de dirigentes e quadros mutualistas. (O regime jurídico das mutualidades portuguesas encontra-se autonomizado no Decreto-Lei n. ° 72190, de 3 de Março.

O MUTUALISMO COMO MAIS VALIA…

• As associações mutualistas são instituições de livre iniciativa dos cidadãos.
• São associações de interesse público, sem fins lucrativos, que se desenvolvem para o objectivo que a sua massa associativa considera mais importante.
• O papel destas instituições pode ser muito importante em função do estado de desenvolvimento do país, já que desempenham acções na área de apoio complementar que são certamente importantes para as famílias.
• Praticam acções solidárias, com a ideologia básica de liberdade, democraticidade, independência e solidariedade, no sentido da realização dos ideais de cidadania.

Serviços

Apoio ao associado
Apoio à infância
Apoio ao mais velho
Centro comunitário
Centro convívio
Desenvolvimento
Formação
Património
Rendimento Social Inserção
Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
Serviços médicos
Turismo e lazer
Respostas Sociais de Sto Ildefonso

Contatos

Sede Social
Rua dos Bragas, 68
4050-122 PORTO

Tel: 22 204 63 80
Fax: 22 204 63 89
benefica-previdente@benefica-previdente.com