Tempo para Cuidar 3.0 | Gulbenkian Home Care | Fundação Calouste Gulbenkian | 2023-2024

A iniciativa Gulbenkian Home Care tem por referência as recomendações das Nações Unidas para a década do Envelhecimento Saudável (2021/2030) e a desigual e assimétrica acessibilidade a cuidados para pessoas idosas em Portugal. Foi concebido para fomentar a implementação de projetos de proximidade que preservem as capacidades intrínsecas e funcionais das pessoas idosas através de prestação de cuidados integrados, com planos individuais, prestados em continuidade e por profissionais competentes, no respeito pelos direitos das pessoas idosas, preferencialmente no seu contexto natural de vida, em casa e na comunidade. (informação retirada do site da Fundação Calouste Gulbenkian)

O projeto Tempo para Cuidar 3.0 tem como objetivo central garantir um envelhecimento digno, sobretudo a pessoas em clara situação de desfavorecimento social e económico, que são o nosso público alvo em geral. Interessante, ainda, seria sermos capazes de contribuir para a conceção de políticas públicas mais ambiciosas e capazes de conferir maior dignidade à velhice. É nessa lógica, nomeadamente de criação de um novo paradigma dos cuidados prestados no domicílio, que designamos este projeto como Tempo para Cuidar 3.0, dando sequência ao Tempo para Cuidar, financiado pela Fundação Gulbenkian em 2020 e 2021, e ao Tempo para Cuidar 2.0, financiado pelo programa Bairros Saudáveis em 2021 e 2022.

Pretende-se, portanto, através da prestação de cuidados de saúde, física e emocional, em contextos de proximidade, como é o caso da casa das pessoas, qualificar a nossa intervenção, diferenciá-la, mas, sobretudo, proporcionar bem estar.

Conheça melhor o nosso projeto na nossa página do Facebook.